Faça o seu checklist e tenha uma boa viagem! Esta é uma etapa muito importante de sua viagem a preparação e checar cada detalhe lhe trará muito mais tranquilidade, para isto elaboramos este modelo
1.1) Passaporte Válido Original: Tirar, averiguar a validade do passaporte ou renovar. PASSAPORTE: documentação para brasileiros: Passaporte válido para todos os países sendo desde o dia 19 de julho é necessário que o passaporte do visitante tenha validade de 6 meses posterior à data do término declarado da viagem. O ideal mesmo, independentemente do destino, é nunca deixar o passaporte com menos de 6 meses de validade. Agende a renovação quando faltarem 7 meses para expirar. Se tiver dupla cidadania, deverá levar o passaporte brasileiro e o estrangeiro.
1.2) Carteira de Identidade (RG): Carteira de identidade original (RG) emitida pela Polícia Civil (SSP). É importante destacar que a carteira de identidade (RG) deve estar em ótimo estado de conservação, na cor verde e com foto que identifique, com clareza, o portador. Sugerimos que o documento tenha menos de 10 anos de validade e estejam em bom estado de conservação no entanto, a foto deve identificar nitidamente o portador do documento, sendo recente ou não. Carteiras de identidade funcionais, como a de Magistrados como OAB, CREA, CRM, Carteiras Militares, de motorista CNH, muito menos Xerox mesmo que autenticadas entre outras, não são válidas para viagens ao exterior e travessia de fronteiras. Por fim, também não será aceita a Certidão de Nascimento, ainda que o hóspede seja menor de idade. Ressaltamos que tais exigências são das autoridades e que o eventual embarque do passageiro com a documentação irregular implicará no risco de detenção naqueles países, detenção do cruzeiro, além de pesadas penalidades. Só lembra eles que a identidade precisa estar em bom estado. Preferencialmente com expedição após 2005. Nota: Menores de idade viajando apenas com o novo passaporte (modelo azul), acompanhados ou não dos pais, também deverão apresentar no check-in o RG ou certidão de nascimento original. Isso é necessário para comprovar a paternidade, pois o novo passaporte azul não registra a filiação do viajante.
1.3) Carteira Internacional de Vacinação contra Febre Amarela: nem todos os países exigem mas é sempre bom levar. Não esquecer de levar o Certificado Internacional, a cia aérea está solicitando aos passageiros. No Brasil a vacina é gratuita e pode ser feita na rede do Sistema Único de Saúde – SUS. Uma pessoa somente estará imunizada contra febre amarela, se vacinada no prazo mínimo de 10 dias antes da viagem, no caso de primeira vacinação. Dúvidas e sugestões – 08006429782 (de 7h30 às 19h30, de segunda a sexta-feira, exceto feriados) ou ANVISA BC (com telefone 47 3261 6200) ou ANVISA ITAJAÍ (com telefone 47 3390 0400) . Não adianta ir sem preencher o cadastro no site: http://www.anvisa.gov.br/viajante/ Link com informações: http://portal.anvisa.gov.br/wps/content/Anvisa+Portal/Anvisa/Cidadao/Assunto+de+Interesse/Certificado+Internacional+de+Vacinacao
1.4) Cartão de vacinas nacionais: com vacinas necessárias como Vacina Sarampo ( Tríplice Viral – Sarampo, Caxumba e Rubéola) e Vacina Poliomielite (ver site da Anvisa)
1.5) Visto de entrada do país de destino: verifique a data de expiração. Verifique se o país de destino exige. É bom verificar o quanto antes pois alguns países exigem que seja emitido com antecedência. Obter os vistos, quando for necessário
1.6) Passaporte e Vistos, que podem estar válidos no passaporte antigo.
1.7) Documentos dos Filhos: Leve certidão de nascimento e identidade. Se estiver com menor de 18 anos e não for filho, leve a procuração ou autorização.
1.8) Obter quando for o caso a Autorização para viajante menor desacompanhada de um ou dos dois pais para menores de 18 anos (Com visto do Juizado da Infância e Juventude emitida com menos de 30 dias) deverá ser em 03 vias de Autorização de Viagem Internacional para Menor Desacompanhado com firma reconhecida por autenticidade ou das assinaturas dos pais em cartório (é necessário que os dois assinem). Cada uma das 03 vias deverá ter anexado uma foto 3x4; Caso seja menor de 18 anos. Os passageiros devem, com antecedência, se informar sobre a documentação necessária através dos órgãos responsáveis como: Infraero (www.infraero.gov.br); Policia Federal (www.dpf.gov.br), Juizado da Infância e da Juventude com telefone.
1.9) Cópias autenticada do Passaporte e Vistos (levar na mala despachada em lugar separado dos originais): Página Passaporte onde tem o número e sua foto + Visto + CNH, PID, Certificado de Vacinação. Por exemplo, na mala despachada ou mala de mão. Se vc perder o original, com a cópia poderá resolver mais rápido na embaixada brasileira; Há quem prefira andar com a cópia e deixar o passaporte original no cofre do hotel, mas lembre-se que há lugares que pedirão o original.
1.10) Documento do Visto Eletrônico americano ESTA (Electronic System for Travel Authorization).
1.11) Certidão de Casamento: Ninguém pediu o documento, mas perguntaram várias vezes se eram casados.
1.12) Cópia da carteira de identidade ou certidão de nascimento;
1.13) Cópias dos Cartões de Crédito e Débito de todos os documentos importantes: Se, Deus me livre, você perder algum documento, a cópia deles irá facilitar a sua vida, para emissão de segunda via ou bloqueios.
2.1) Impressão das Passagens Aéreas - Leve impressa: E-ticket ou comprovante da Passagem aérea eletrônica de ida e volta comprada e datada com número de localizador do vôo. Este é um item normalmente solicitado na imigração, então tenha ele em mãos para evitar qualquer problema com a imigração.
2.2) Leve seu número do programa de milhagem e apresente no embarque se tiver:
Se for de interesse acumular milhas, faça sua inscrição no programa no site da Cia aérea. Caso já possua o cartão é necessário apresentá-lo no check-in para que as milhas desta viagem sejam computadas.
2.3) Conferência da Passagem aérea emitida: CONFERÊNCIA do Nome completo conforme seu PASSAPORTE .. para passagem aérea utilizamos somente o primeiro nome e último do PASSAPORTE
Não serão aceitos: Nomes invertidos, Troca de letras, Falta de Letras, Nomes e sobrenomes errados, Erro na forma de tratamento ( MR., MRS., etc)
2.4) CONFERÊNCIA da DATA de ida e volta solicitada conforme Bilhete emitido
2.5) CONFERÊNCIA do DESTINO solicitado conforme Bilhete emitido: Solicito por gentileza conferir tudo na emissão do bilhetes por que depois tem multa e diferença tarifária por conta do cliente ok ?
Nomes conforme identidade e passaporte, trechos, datas etc.. Se tiver discrepância me infomar hoje até 18:00 hs sem falta.
2.6) CONFERÊNCIA no Bilhete aéreo emitido dos Aeroportos e conexões: Para verificar se não tem troca de Aeroporto por conta do cliente.
2.7) Se comprou sua Passagem aérea na Vip viagens solicite informações referente a modalidade de MARCAÇÃO DE POLTRONAS/ASSENTOS.
2.8) Franquia de Bagagem/acordo entre cia aéreas
2.9) Verifique cadeados e bagagem de mão.
2.10) Identifique sua bagagem dentro e fora da mala (bem visível) : Facilitando a visualização no desembarque com nome e telefone. Coloque adereços de identificação nas malas (amarre tiras coloridas).
2.11) Cuidados com a Mala: tire sempre uma foto da sua mala. Se possível, embale-a no aeroporto. Dificulta os furtos e protege sua mala. Nada mais constrangedor do que ver sua mala aberta rodando na esteira, por que o zíper estourou.
2.12) Evite constrangimentos: Despache qualquer tipo de objeto cortante (alicates de unha, canivetes, etc), pois não são permitidos na bagagem de mão.
2.13) Pese sua mala em uma balança caseira ou de farmácia. Cada cia. aérea tem sua política de preço para cada Kg excedido. Verifique no site.
2.14) Coloque os objetos de valor no meio da mala: Nunca nos cantos ou por cima. Assim você dificulta os ladrões do aeroporto.
2.15) Use cadeado de padrão universal TSA. Sua mala pode ser aberta pela fiscalização. Eles tem uma chave própria para abrir o cadeado indicado. Se for de outro tipo ele será quebrado e você terá que comprar outro pra volta.
2.16) Check in online direto no site da cia aérea com dois dias antes do embarque.
2.17) Ligar dois dias antes do embarque na Vip viagens confirmando os horários dos vôos para verificar se não houve alteração.
2.18) Ficar atento ao portão de embarque
2.19) Tire todas as suas dúvidas com a empresa aérea: Como peso permitido, horário de check-in, troca de aeronave, valor de multa para cancelamento ou alteração.
2.20)Reconfirmar o vôo de regresso com o agente local ou diretamente na Companhia Aérea.
2.21)Sem documentação: A falta dos documentos de viagem poderá implicar na impossibilidade da sua efetivação, resultando na anulação automática, dos serviços sem direito a qualquer reembolso.
3.1) Voucher (impresso) dos Hotéis: na confirmação de hospedagem importante conter o endereço e telefone. Tenha também em mãos os seus comprovantes de reserva dos hotéis que vai ficar
3.2) Horário de check in e check out do Hotel
3.3) Tipo de quartos
3.4) Taxas extras pagas localmente
3.5) Estacionamento
3.6) Internet
4.1) Confirmação de transfer para o hotel (caso tenha adquirido): Se o serviço não aparecer pegar o Táxi e guardar o Recibo.
5.1) Voucher (impresso) da apólice do Seguro Seguro Saúde Internacional: leia a apólice e verifique os telefones de contato e de emergência.
5.2) O cliente deverá solicitar as informações de como utilizar o Seguro: Se cobre doenças pré-existentes, detalhes de cobertura, telefone de emergência do Seguro.
Só quem já precisou sabe como é importante. O valor é baixo, vale a pena.
6.1) Voucher (impresso) do Aluguel de Carro.
6.2) Carteira de Motorista Nacional (se for utilizar): verificar a validade da CNH.
6.3) Carteira de Motorista Internacional ( Permissão Internacional para dirigir = PID): se pretende alugar um carro em outro país, é necessário emitir e tirar este documento.
6.4) O cliente deverá solicitar informações do que está incluso na locação do carro: tanque de gasolina, assento para crianças e ler o contrato e não aceitar outros serviços pois após assinatura do Contrato não tem o que fazer.
6.5) Em toda locação: Na locação a pessoa que está como motorista principal, deverá apresentar um cartão de credito com limite maior que o valor da locação para efeito de caução, sem isto o carro não é entregue.
7.1) Dinheiro em espécie com recibo de compra: Dólares (dentro da bolsa de dólar) e um pouco de Real. Pode ser que também seja solicitado para você algo que comprove que você tem condições financeiras para se manter pelo tempo da viagem.
7.2) Cartão de Crédito: (habilitou para uso internacional? verifique o limite). Fatura com o saldo disponível no cartão de crédito, pois nunca se sabe quando vão exigir que você comprove condições financeiras na imigração. Não dê sorte ao azar.
7.3) Cartão Débito Pré-Pago: (pode ser utilizado para pagamentos em débito de suas compras)
8.1) Impressão de demais Passagens (Trem ou Ônibus).
8.2) Vouchers (impresso) diversos: city tours, parques, passeios, restaurantes, etc.
Dependendo do país de destino, pode ser solicitado mais algum documento além dos informados acima, então, o melhor é olhar tudo com antecedência e organizar tudo com calma e tempo.
1) Roupas adequadas ao clima do país de destino e a época em que vai viajar. Leve roupas que não amassam fácil e que podem ser usadas várias vezes. Prefira cores básicas. Você pode planejar as roupas combinando as peças entre si. Se algo só combina uma vez, descarte levá-lo ou só leve se realmente for para uma ocasião especial. Não exagere na quantidade. Pense na quantidade de dias e planeje uma combinação de roupas pra cada um. Lembre-se que um acessório diferente ou colorido faz toda diferença, inclusive nas fotos! Abuse dos lenços e brincos.
2) Evite levar sapatos desconfortáveis. Provavelmente eles só ocuparão lugar na mala.
3) Um casaco pesado (ou no máximo 2) é suficiente. Praticamente todo lugar que se entra (museus, lojas, restaurantes) são calafetados. Dentro é tanto calor que você vai tirando tudo como se fossem camadas de cebola... Portanto, dê preferência para as camadas de baixo: blusas, camisetas, camisas.
4) Se vai usar seu próprio chip de telefone no exterior, verifique as tarifas e ligue na operadora para habilitar. Lembre-se que para receber ligações fora do pais também se paga. Faça backup do chip no seu computador de casa, para no caso de perder o celular, não perder junto toda a sua vida que está nele.
5) Se fará como eu, nem leve seu chip para não correr o risco de perder. Compre um chip para ligações e uso de internet. Quando estiver no hotel, use o wi-fi do hotel, que geralmente é de graça. Procure usar aplicativos para ligações através de sinal de internet, como Tango, Whatsapp, Viber, Skype, etc. Só use o telefone do hotel em último caso. O custo é muito alto.
6) Ou desbloqueie o Roaming Internacional do Celular – ou faça um Plano na Operadora.
7) Impressão de dicas, plano de viagem, guia turístico da cidade ou país de destino e Mapas: leve impresso mesmo em tempos de Google, a bateria do celular pode acabar.
8) Não esquecer de levar consigo, em bagagem de mão, qualquer medicamento que porventura ande a tomar, coincidente com o seu período de ausência.
9) Remédios de uso pessoal com Receitas Médicas para remédios específicos (antibióticos): monte uma farmacinha com medicamentos de primeiras necessidades e com o que está acostumado a tomar. Lembre-se que medicamentos restritos devem ser acompanhados de receita médica para facilitar e justificar o motivo de levá-lo. Consulte seu médico para obter receita dos medicamentos de uso contínuo ou de uso controlado. Não esqueça de pedir ao seu médico uma carta completa em inglês explicando qual é o motivo da sua medicação, o código da doença (CID) e a bula do remédio.
10) Para viagens longas (volta ao mundo ou intercâmbio): faça uma Procuração de Plenos Poderes em cartório para uma pessoa da família ou de confiança
11) Endereço do Consulado Brasileiro local (se necessário)
12) Documentos para Viagem: Comprovante de residência no Brasil (original e cópia); Comprovantes de emprego ou vínculo funcional no Brasil; Declaração de imposto de renda se não for isento; Extrato bancário e de cartões de crédito ou pré-pagos atualizados.
13) Notas fiscais dos eletrônicos e produtos de valor que levar p/ a viagem.
14) Formulário entregue no avião para a alfândega.
15) Telefones de Emergência
16) Anotações dos telefones de todos os serviços contratados e de pessoas importantes
17) Telefone da Agência de Viagens e do Agente de Viagens da Vip Viagens. Deixe uma cópia dos documentos na sua caixa de e-mail e faça o upload dos documentos escaneados para a nuvem. Assim, se precisar poderá acessar pela internet.
19) Carta Convite – Alguns países exigem. Caso vá se hospedar na casa de alguém é necessário a apresentação de uma carta convite. Existem modelos diferentes para cada país. Você deverá conversar com a pessoa que fará essa carta para que ela siga o modelo do órgão público emissor. A carta deverá ser carimbada e assinada pelo órgão expedidor. Lembrando, é claro, que a pessoa que vai fazer está carta para você deverá estar legalizada como cidadão europeu.
20) Doleira: Guardar documentos importantes (passaporte, por exemplo) e dinheiro com segurança, esta é a função desta bolsinha. Você usa ela embaixo da calça e garante passeios mais tranqüilos.
21) Em caso de surgir qualquer problema durante a sua viagem sugerimos que contacte imediatamente com o guia ou representante local da agência/operador turístico.
22) Sempre deixe um espaço na mala pras comprinhas. Mesmo que você não planeje comprar nada, a mala sempre volta mais pesada (no way!).
23) Eu costumo levar uma mala menor com a roupas, dentro de outra maior. Desse jeito, não preciso comprar outra mala.
24) Nunca saia do quarto do hotel deixando as malas destrancadas. O seguro morreu de velho...
25) Em todo lugar há espertinhos esperando um turista distraído. Preste atenção nas bolsas e máquinas fotográficas. Nunca conte dinheiro em público. Cuidado com notas falsas. Procure levar dinheiro trocado, principalmente pra táxis.
26) Procure saber sobre o local que vai visitar, sobre o transporte público, os horários de lojas e restaurantes, atrações, etc. Se você tiver em mente uma ideia do mapa do local, você vai se locomover com muito mais facilidade.
27) Nas refeições, pergunte sempre sobre o menu do dia. Geralmente com entrada, prato principal e sobremesa, sai mais em conta. Em alguns lugares a água (da torneira) é de graça. Pergunte.
28) Visite as farmácias. Tem sempre algo legal. Tem farmácias fora do Brasil que parecem mais um supermercado. Vendem comida, cosméticos, roupas, brinquedos, souvenires...
29) Providenciar para deixar em ordem pagamentos inadiáveis durante a sua ausência (ex: telefone, renda da casa, gás, electricidade, etc.)